Guia De Raças Caninas

 

Os cães estão divididos em 7 grupos principais. Cães de caça, Hounds, Cães pastores, Terriers, Cães de companhia, Cães de utilidade, Cães de trabalho, com características e traços específicos.

 

Cães de Raça

Criados para auxiliar na caça. As raças de apontes são encarregadas de localizar a caça e os spaniels de levantá-la, de modo a facilitar o tiro do caçador. Os recolhedores fazem o que seu nome sugere. Como trabalharam tão próximos ao homem e com tanto sucesso, esses cães são especialmente obedientes e amigáveis. Costumam ser ativos, inteligentes, confiáveis e alguns são barulhentos. Adoram viver com uma família ativa e costumam se dar bem com crianças. O porte desses cães varia do robusto labrador ao pequeno cocker spaniel. A pelagem também varia muito, podendo ser, por exemplo, cacheada, como a do cão d’água frisado, lisa, como a do setter irlandês, ou curta, como a do pointer inglês.

 

Hounds

Um dos grupos mais antigos, os hounds foram criados para caçar e capturar animais selvagens. Algumas das raças não devem, portanto, conviver com animais de estimação pequenos, principalmente se eles chegarem depois à casa onde vive o hound. Embora esses animais ativos e inteligentes sejam normalmente sociáveis, não ficam infelizes quando não convivem com o dono. Como sua função exigia um alto grau de independência, muitas raças desse grupo gostam de ter autonomia e podem ser um tanto desobedientes. É um grupo muito diversificado, incluindo não só os esbeltos sighthounds, como o greyhound e o borzói, mas também os robustos cães que seguem pistas, como o basset hound e os dachshunds.

 

Cães Pastores

São cães criados para trabalhar perto das pessoas, geralmente pastoreando ou protegendo rebanhos, e costumam ser, portanto, cheios de energia e empenho e tendem a criar laços estreitos com os donos. Uma característica comum é a tendência a obedecer comandos, mas sem deixar de usar seu próprio julgamento. Obedientes e afetuosos, estão entre as raças mais fáceis de treinar. Cores, porte e pelagens são bem diversificados e as raças mais conhecidas são os collies, o welch corgi e o pastor alemão.

 

Terriers

O terrier foi a primeira raça criada para capturar e matar animais, com o fim de exterminar pragas, como ratos, ou apenas por esporte. Isso significa que os terriers são predadores e muito ativos e alguns gostam de cavar. Podem ser bons guardas. Intrometidos e exuberantes, esses cães podem ser agressivos com muitos outros animais de estimação, inclusive cães, e alguns são teimosos, mas por sua natureza expansiva e amigável tornam-se bem populares. O bull terrier é cheio de energia e o cesky terrier e o terrier escocês são mais pacatos.

 

Cães de Companhia

Criados para fazer companhia, continuam exercendo essa função. Sua tendência para trabalhar foi sendo desestimulada, por isso são plácidos e afetuosos. Contudo, a criação selecionada para criar animais pequenos resultou também em cães suscetíveis a problemas de saúde. Os cães deste grupo são ideais para quem nunca teve cachorro. Costumam ser cooperativos, com um temperamento estável e gostam de agradar. Porém, embora costumem ser pequenos, têm personalidade forte e muita vitalidade.

 

Cães de Utilidade

Foram desenvolvidos para desempenhar determinada função, mas vêm sendo criados como cães de companhia. De cães distintos e excentricos como o chow chow e o schnauzer, aos populares dálmatas e poodles, este grupo inclui os cães que não se encaixaram nos outros.

 

Cães de Trabalho

São ávidos por trabalho e precisam ser estimulados. Ao longo do tempo, sua coragem e sua constituição robusta foram usadas pelo homem de várias maneiras, inclusive para puxar carroças, fazer salvamentos ou como guarda. Costumam ser inteligentes, treináveis e resistentes. Tendem a ser muito leais, e são mais adequados para donos que não só tenham experi6encia com cães como disponham de força física e mental para lidar com eles. Algumas dessas raças não são indicadas para crianças. O grupo inclui cães enormes como o mastiff e o boiadeiro bernês e alguns menores como o bóxer, o dobermann e os pinschers. Corajosos e alertas, os cães de trabalho são sempre maravilhosos.

 

A Raça Certa Para Cada Dono

Para quem sofre de alergia
Bichon Frise
Chihuahua
Poodle
Terrier irlandês

Para crianças
Beagle
Boiadeiro bernês
Bóxer
Buldogue
Cesky terrie
Chesapeake bay retriever
Golden retriever
Labrador retriever

Para quem é mais sedentário
Buldogue francês
Cão de santo humberto
Chihuahua
Cavalier king charles spaniel
Pequeno spaniel continental
Pequinês
Pug
São-bernardo
Shih-Tzu
Spaniel Japonês
Yorkshire terrier

Cão de alarm e guarda
Airedale terrier
Boston terrier
Chihuahua
Fox terrier
Pastor alemão
Pinscher
Poodle anão
Poodle médio
Rottweiler
Schnauzer miniatura
Shih-Tzu
Silky terrier australiano
Teckel
Terrier escocês
West highlander white terrier
Yorkshire terrier

Para quem nunca teve cão
Affenpinscher
Beagle
Bichon havanês
Bolonhês
Boiadeiro bernês
Cavalier king charles spaniel
Cesky terrier
Cocker spaniel americano
Collie
Golden retriever
Labrador
Pequinês
Pug
Silky terrier australiano
Welsh springer spaniel
Whippet

Pelagem de fácil manutenção
Basset hound
Beagle
Boston terrier
Bóxer
Buldogue
Bull terrier
Foxhound
Labrador
Mastiff
Pointer ingles
Pug
Rottweiler
Weimaraner
Welsh corgi

Para quem quer um cão longevo
Australian cattle dog
Border terrier
Bullmastiff
Chihuahua
Dachshund anão
Dálmata
Dobermann
Jack Russell terrier
Poodle médio
Poodle toy

Para quem quer se exercitar muito
Afghan hound
Airedale terrier
Bearded collie
Border collie
Bóxer
Chesapeake bay retriever
Golden retriever
Greyhound
Husky siberiano
Labrador
Malamute do alasca
Otterhound
Pastor belga
Pointer inglês
Rottweiler
Setter Gordon
Setter irlândes vermelho e branco
Springer spaniel inglês
Staffordshire bull terrier
Yorkshire terrier

Veja mais

comente