Lágrima ácida em cães e gatos: como resolver?
Posted by      09/04/2020 16:29:35    0 Comments
Lágrima ácida em cães e gatos: como resolver?

Lágrima ácida em cães e gatos: como resolver?

Quando se trata da saúde dos nossos pets, todo cuidado é pouco não é mesmo? Em algum momento, você já deve ter visto algum cachorro ou gato com manchas vermelhas ou marrons ao redor dos olhos. Pode parecer falta de higiene, mas não é! Isso se chama lágrima ácida!

 

Não sabe o que é lágrima ácida ou como tratar esse problema? Continue lendo o artigo e tire suas dúvidas sobre o assunto.

 

O que é a lágrima ácida?

 

A lágrima ácida é um problema no aparelho lacrimal chamada cromodacriorreia, causada quando o canal lacrimal não consegue absorver ou reduzir o excesso de lágrimas. Apesar do nome, a lágrima não é ácida, mas leva esse nome devido a sua colocação, causada pelo componente lactoferrina.

 

A produção de lágrimas é fundamental para saúde ocular dos pets, por isso quando ocorre a obstrução das glândulas ou a produção desregulada, o líquido que se acumula acaba transbordando, causando a mancha. Por ser uma área propícia a ter bactéria devido a umidade, cães e gatos podem desenvolver problemas dermatológicos e oftálmicos.  

 

Com alterações como inflamação e/ou obstrução dos canais nasolacrimais, irritação nos olhos e alteração anatômica nas pálpebras, os pets podem desenvolver epífora. Por isso, o cuidado será ainda mais importante!

 

Raças mais afetadas

 

Como falamos, cachorros de pelagem clara são mais propícios a terem lágrima ácida. Raças como Shih-tzu, Lhasa apso, Pequinês, Pugs ou Gato Persa são as raças que mais desenvolvem a doença, pois possuem canais nasolacrimais tortuosos.

 

Como tratar o problema 

 

Se o seu pet apresenta manchas ao redor dos olhos, o primeiro passo é procurar um profissional veterinário. Ele poderá identificar e indicar o melhor tratamento para o seu pet. Em alguns casos, o problema pode ser corrigido com procedimentos cirúrgicos como a desobstrução dos ductos e alterações palpebrais.

 

Outros tratamentos também contribuem para o combate a lágrima ácida, como colírios para limpar os olhos ou alimentação adequada, uma vez que, uma alimentação inadequada com muito corante, açúcar e condimentos pode favorecer o surgimento da lágrima ácida.

 

Pensando em uma alimentação de qualidade e que contribua para o tratamento desinflamatório, a Premiatta Rações desenvolveu a ração Whey HD, que apresenta em sua formulação a suplementação do extrato herbal Macleaya Cordata, que auxilia em qualquer processo antimicrobianos, atuando de forma sistêmica e natural, diminuindo a formação das manchas ao redor dos olhos dos pets. 

 

Agora que você já sabe o que é e como tratar a lágrima ácida, procure um profissional especialista para melhor orientar o tratamento ao seu pet. 

 

SAIBA MAIS!

Algumas dicas podem minimizar o efeito da lágrima ácida como: 

  • Manter a região dos olhos sempre higienizadas e aparadas;
  • Realizar pequenos movimentos ao redor dos olhos para melhorar ou evitar o entupimento do canal lacrimal; 
  • Utilizar toalhas limpas para secar o pet. Evitar usar secador.

Share This Post :

Leave a Reply

* Name:
* E-mail: (Not Published)
   Website: (Site url withhttp://)
* Comentário:
Type Code